.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Isso é musica? #2

Quantos de vocês lembram do post sobre música que eu escrevi nesse blog a algum tempo atrás? Então a repercussão foi tão grande que até meu irmão decidiu fazer sua interpretação sobre "Isso é musica cristã?"

Se eu fosse falar de música hoje, o que com toda certeza não deixaria de mencionar é o meu gosto por Metal, Metalcore e Post-Hardcore. São estilos com os quais me identifico muito. Hoje eu não saberia explicar como gosto de uma banda ou outra, mas o que sei é que geralmente, em algum lugar há um GRITO Gutural, Voz de Cachorro, Voz de Capeta, ou seja lá como você chame isso


O que eu gosto nas minhas bandas preferidas é basicamente a BARULHEIRA, a DESARMONIA em alguns casos, e principalmente a letra. Sei que a vida não é um mar de rosas, e por isso gosto desses estilos. Os altos e baixos são expressados

Às vezes ao dizer que existem bandas cristãs com estes estilos, geralmente ouço: "Nossa! Isso é de Deus?", "Eu não imagino isso em uma igreja", etc...

Então eu acho engraçado. Axé pode ser de Deus "Olha a louvadeira, olha a lovadeira...", Funk pode ser de Deus "Hoje eu vou evangelizar, jhugu-jhugu-jhá, jhugu-jhugu-jhá", Sertanejo, Pagode, enfim, o que você quiser, mas falou em Rock = Música do Capeta.

Não acredito bem nessa vertente que diz Deus criou tudo musicalmente. Por exemplo: Deus criou o Axé. Na boa não consigo imaginar em momento algum um anjo cantando e virando para Deus e dizendo: "Raaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaai vem painho...", ou Deus cantando com aquela voz rasgada.

Neste ponto, acredito mais em: o Homem criou coisas para ele, para sua "glória", para seu entretenimento.

Creio que com exceção à Adoração, o foco de todos os outros estilos não foi Deus.

Mas qual o problema se eu gosto de algo e gostando tanto disso eu deseje oferecer isso para Deus?

Já vi muitas músicas cristãs sem sentido e outras sem nada de cristão. Hoje isso já não importa tanto para eu apreciar uma música, afinal, o que dizer de bandas seculares com mais conteúdo em sentimento, espiritualidade e letras que bandas (que se dizem) cristãs?

Mas o que eu vi e ouvi hoje, além de me dar a certeza de que eu não estou só, me tocou profundamente.

Eu vos apresento, àqueles que ainda não conhecem, uma das minhas bandas preferidas: August Burns Red (essa é cristã)

Antes de torcerem o nariz, vejam isso:


Conselho do dia: "Antes de falar mal de uma banda/ estilo que você não gosta sem conhecer, me diz qual foi a última vez que as palavras do ministro de louvor da sua igreja trouxeram vida para você? Qual a última vez que ele falou algo dele, e não copiou na cara dura ministrações de outras pessoas? Qual a última vez que ele falou algo que estava na Bíblia e não ficou lendo para você a letra toda da música antes de cantá-la?"